Aroazes recebe selo A de certificação do ICMS Ecológico

O resultado foi divulgado nessa terça-feira (12) pela Semar

Data de Publicação: 12/10/2021

Concorrendo pela primeira vez, o município de Aroazes, no Piauí, recebeu o selo A de certificação do ICMS Ecológico. O resultado foi divulgado nessa terça-feira (12) pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMAR).

Aroazes atingiu seis critérios de elegibilidade, dos nove propostos pela Semar, no Selo Ambiental. Foram avaliados ações de Educação Ambiental, gerenciamento de resíduos sólidos, criação de novas unidades de conservação ambiental, medidas de proteção de mananciais e identificação de fontes de poluição.

O prefeito de Aroazes, Manoel Portela Neto apresentou propostas como criação de leis específicas na preservação ambiental, lei de educação ambiental, combate à poluição sonora, apoio às associações de catadores de materiais recicláveis e vários outros projetos.

O ICMS Ecológico é uma forma de beneficiar os municípios que tem boas práticas ambientais e gestão adequada aos recursos naturais. A distribuição do recurso varia conforme a variação de classificação do selo. São distribuídos 25% do recurso aos municípios, sendo que 5% são destinados as cidades que possuem selo ambiental. A distribuição varia conforme a classificação.

O prefeito Manoel Portela Neto e o secretário de Meio Ambiente Oton Soares comemoraram a conquista do selo A e destacaram que Aroazes seguirá trabalhando para a preservação do Meio Ambiente.

“Estamos extremamente felizes pelo resultado e principalmente pelo fato de que Aroazes participou pela primeira vez da certificação no Selo Ambiental e adesão ao ICMS Ecológico. Seguiremos trabalhando nos projetos apresentados acerca da proteção ambiental”, descreve o prefeito Manoel Portela Neto.

Clique aqui e veja o resultado completo!

Por Ascom Prefeitura de Aroazes