Gincana e ciclismo movimentaram a III Semana do Meio Ambiente em Aroazes

A programação contou com cursos, palestras, concurso de redação, ciclismo e gincana

Data de Publicação: 06/06/2022

A III Semana do Meio Ambiente foi realizada dos dias 1° a 04 de junho em Aroazes, com o tema "Educação Ambiental e Aplicação dos 5 Rs: Repensar, Reduzir, Reduzir, Reciclar e Reutilizar". O objetivo foi expandir a recomendação de estilo de vida ecológico, baseada no desperdício zero.

O evento foi realizado pelo prefeito Manoel Portela Neto em parceria com a Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SEMMAA) e Secretaria Municipal de Educação (SEMED).

A abertura da Semana contou com um café da manhã e o curso de Educação Ambiental para professores e coordenadores da educação pública municipal, realizado pelo SENAR-PI dos dias 1º a 3 de junho, com ministração da professora Adriana Evaristo. Nesse mesmo dia, também foi realizada a palestra Ambiental na unidade escolar José de Castro Barbosa na localidade Miguel Alves e, à tarde, na unidade escolar Antônio de Araújo Costa.

O secretário do Meio Ambiente, Oton Soares conta que a Semana tem a "função dessa busca pela capacitação dos profissionais da educação, onde através de mais uma parceria trouxemos o curso de Educação Ambiental, para que assim, tais profissionais continuem trabalhando a importância do meio ambiente dentro das salas de aula", afirma Soares.

Concurso de redação

A quinta-feira, 2 de junho, foi marcada pela aplicação da prova do concurso de redação, nas escolas Manoel Portela de Carvalho, Osorio Ferreira do Vale, Antônio de Araújo Costa e Enerdina Gonçalves.

Segue abaixo a lista dos campeões do concurso de redação:

Escola Enerdina: Evad Emanoel da Silva Gomes

Escola Antônio José de Araújo Costa: Luiz Emanoel Leite da Costa Silva

Escola Osório: Marcos Daniel Lopes

Escola Manoel Portela: Maria Luisa Pereira da Costa

Campeã geral

Escola Manoel Portela: Julia Beatriz Barbosa da Silva

Gincana

O último dia (04/06) foi marcado pela I Gincana Ambiental entre as escolas da rede pública municipal às 15h, onde os estudantes participaram de desafios e dinâmicas. Estavam presentes a secretária de saúde Thaisa Bonfim e o secretário de educação Joãozinho. A campeã da gincana foi a escola Manoel Portela.

Ciclismo

Às 16h, a população participou do encerramento da Semana com o I Cicilismo Ecológico, onde os participantes percorreram 13 km em ambiente urbano e rural, com entrega de brindes entre os presentes.

Para o prefeito Manoel Portela Neto, "a educação ambiental deve ser vista como o exercício de cidadania para sermos capazes de identificar as necessidades e preservar o lugar em que se vive. Eventos como a Semana do Meio Ambiente, proporcionam essa consciência que é um aprendizado sem precedentes", conclui o Prefeito.