Representantes da Secretaria do Meio Ambiente debatem implantação do AgroNordeste

Data de Publicação: 24/02/2021

Os representantes da Secretaria Municipal de Meio Ambiente Jefferson Pereira e Luís Carlos Cortez e o vereador Silvestre Filho, estiveram reunidos com os representantes do Conselho Territorial do Vale do Sambito e representantes das cidades da região para tratar de parcerias entre os municípios para a implantação do projeto AgroNordeste. O encontro aconteceu nesta terça-feira (23), no Instituto Federal do Piauí, campus Valença.

Na reunião forma debatidos a implantação do projeto AgroNordeste, que tem como principal objetivo fortalecer a agricultura familiar, impulsionando a produção agropecuária por meio de tecnologias, tendo como foco a produção sustentável.

O projeto também visa dar assistência técnica e extensão rural, gestão e comercialização, tendo como foco a produção sustentável, a promoção da geração, o uso de energias renováveis de baixo custo e, principalmente, a geração de renda a curto e médio prazo, no âmbito do Plano AgroIFNordeste e das políticas públicas desenvolvidas pela Secretaria de Agri

cultura Familiar SAF/MAPA.

Veja as principais ações:

1. Implantar Unidades de Referência Tecnológica (URTs) para validação e divulgação de tecnologias de geração de energia renovável de baixo custo e uso racional da água na agropecuária, replicáveis em sistemas de produção da agricultura familiar.

2. Capacitar técnicos da Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER) no planejamento, implantação e gestão de sistemas de produção de energias renováveis de baixo custo e baixo impacto ambiental, em unidades de produção agropecuária familiar.

3. Implementar o Programa Jovem Produtor, como estratégia de disseminação de tecnologias de geração e uso de energias renováveis e baixo consumo de água na  produção agropecuária, culminando na geração de emprego e renda por jovens matriculados e egressos de cursos técnicos e superiores na área de ciências agrárias.

4. Realização de seminários do projeto e atividades de promoção à comercialização de produtos da Agricultura Familiar Brasileira.

5. Promover Residência da área de Ciências Agrárias, em articulação com ações de Ater.