Caminhada pela luta contra violência, abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes

Social - 20 de Maio de 2022 - 09:02:37

Manifestação começou no Centro de Aroazes com chegada na praça de Eventos

A prefeitura de Aroazes por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (SEMAS), das equipes do Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), realizou a I Caminhada de manifestação e luta contra a violência, abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes, na tarde dessa quarta-feira (18).

O ato é alusivo às comemorações do “Dia 18 de Maio – Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes” e faz parte da campanha Maio Laranja, dia marcado em maio de 1973, em que uma menina de oito anos de idade, chamada Araceli, foi sequestrada, drogada, violentada sexualmente e assassinada, em Vitória (ES). No ano de 1991, os três réus acusados de matar a menina foram absolvidos e o crime permanece impune até hoje. O símbolo da campanha é uma flor de cor laranja. Nesse contexto, o mês de maio ficou conhecido como Maio Laranja.

A concentração da caminhada teve início em frente a Academia de Saúde, no Centro. O evento teve apoio do prefeito Manoel Portela Neto, a participação de autoridades locais, apoio da psicóloga Juliana Teixeira, a presença do Bombeiros Mirins, Comissão Intersetorial do UNICEF, Conselho tutelar e apoio da Polícia Militar durante o percurso.

“Todos os anos trabalhamos durante o mês de maio junto as escolas municipais e estaduais a conscientização e combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescente e temos como meta fortalecer o desenvolvimento humano e social de nossa comunidade”, pontua o secretário de assistência social Juvenal Pereira.

O evento contou, ainda com apresentações do Núcleo de Cidadania dos Adolescentes (NUCA), com manifestações de conteúdo educativo, artístico, artístico, lúdico, com mensagens de alerta contra a violência e abusos sexuais de crianças e adolescentes.

“A caminhada foi um passo a mais na proteção social dos direitos das crianças e adolescentes.  A sociedade aroazense tem o dever de está sempre atenta no combate ao abuso dos direitos daqueles que são o nosso presente e futuro”, finalizou Pereira.

Por Ascom Prefeitura de Aroazes